ALERTA AOS CLIENTES E PARCEIROS DE FRAUDE EM BOLETOS BANCÁRIOS NO MERCADO.

Prezados, a Spectra gostaria de informar que já está adequada às normas de proteção de dados, e constantemente verifica eventuais falhas de sistemas que possam ocorrer, para que nossos parceiros encontrem um ambiente de informações seguro.

A despeito disso, visando a segurança de todos, gostaríamos de alertar clientes e parceiros que está se tornando muito comum a realização de fraudes em boletos bancários no mercado, especialmente neste fim do ano.

Nos últimos meses, a imprensa tem noticiado amplamente a ação de golpistas virtuais,  especializados em fraudar boletos bancários. Esses criminosos já fizeram centenas de milhares de vítimas e o prejuízo é enorme, causando ônus em diversos setores da economia, empresas, clientes e instituições bancárias.

 

Como é a ação dos golpistas?

Os golpistas enviam milhões de e-mails falsos, contendo malwares em formato de anexos, fotos, avisos de cobrança e “links” diversos para despertar a curiosidade. Quando o internauta abre um e-mail desse tipo e clica num desses conteúdos, seu computador é imediatamente infectado.

Uma vez instalado, o vírus passa a monitorar o computador, à distância. A fraude acontece quando o vírus corrompe e altera o código de barras durante a geração/impressão do boleto, modificando o bloco de números que representa a conta-corrente do favorecido e, sem que o usuário perceba, o pagamento é desviado para as contas bancárias dos fraudadores. Somente após finalizada a operação é que se descobre a fraude e o desvio do pagamento para uma conta desconhecida.

 

Fique atento e proteja-se!

Fique atento ao receber um boleto bancário, independentemente se foi enviado por nossa empresa ou não, e verifique sempre se os dados bancários do sacado conferem, tais como: nome do beneficiário final, CNPJ do beneficiário final, agência e conta, data de vencimento, valor do documento, além de verificar o endereço de e-mail a qual foi enviado (remetente).

Para evitar pagamentos equivocados de boletos bancários, antes de finalizar a transação, o sistema do seu banco abrirá uma aba para conferência dos dados, sempre confirme o valor do documento, data de vencimento, nome do beneficiário e CNPJ (estes dois últimos sempre são modificados para uma conta de um terceiro). Caso as informações não estejam corretas, NÃO FINALIZE A TRANSAÇÃO!

 

Como agir?

Primeiramente, nunca clique em hiperlinks gerados de e-mails suspeitos. E-mails oficiais de empresas, normalmente vem com o domínio da empresa (exemplo: “…@nomedaempresa.com.br). Portanto, sempre observe atentamente o endereço de e-mail do remetente e qualquer outro endereço que possa querer te confundir com o nome oficial de alguma empresa ou remente legítimo.

Cuidado! Alguns e-mails maliciosos podem ser muito convincentes, com logomarcas e linguajar oficial.

Não clique em nenhum anexo, o que poderia instalar um malware perigoso na sua máquina.

Se você já respondeu a um e-mail suspeito, clicou em um anexo ou link, ou ainda forneceu informações pessoais, converse com a equipe de TI da sua empresa e questione se há necessidade de formatação do seu computar e reforçar a segurança, pois seu computador pode ter sido infectado.

Não tenha vergonha de ter caído em um golpe!

 

Como normalmente vem o conteúdo desses e-mails?

Normalmente, esses e-mails trazem uma “proposta mais vantajosa” para os clientes, como descontos no valor real do débito, é solicitado a desconsideração do boleto anterior (verdadeiro) informando problemas no sistema de emissão de boletos, da nota fiscal, erros nas alíquotas de impostos, entre outras informações e enviam um novo boleto (boleto fraudulento. Não pague!)  com a numeração do código de barras adulterado e até mesmo um comprovante falso de baixa do boleto verdadeiro, como forma de tentar convencer o cliente que o antigo boleto foi baixado e para que ele efetue o pagamento do boleto falso e que se for efetuado o pagamento, o valor será encaminhado diretamente para a conta do golpista.

Lembrem-se que os golpistas também costumam agir através de ligações e sempre utilizam o nome de empresas existentes e idôneas, passando-se por funcionários. Sempre verifique a veracidade das informações.

Outra dica é: sempre entre em contato com a empresa para verificar a veracidade da ligação ou e-mail recebido, através do telefone fornecido pela empresa, que normalmente é fácil de encontrar através de plataformas de pesquisa, como o Google ou site da empresa.

Caso você receba um boleto de algum contato mencionando a necessidade de trocar os boletos oferecidos com desconto, desconfie e não realize o pagamento sem antes consultar a empresa!

 

Caso receba um e-mail falso e que utilize o nome da nossa empresa, como proceder?

Caso receba um e-mail com um boleto fraudulento em nome da nossa empresa, pedimos a gentileza que entre em contato com o nosso departamento financeiro imediatamente e comunique ou mesmo para realizar a conferência das informações.

Caso você receba um e-mail solicitando a troca do boleto bancário, desconfie e tome os seguintes procedimentos:

    1. Comunique imediatamente ao nosso Departamento Financeiro através do nosso telefone de contato (81) 2128-9595;
    2. Nos encaminhe o e-mail recebido;
    3. Não efetue o pagamento do boleto bancário fraudulento, pois além do mesmo ser falso, ele não quitará o boleto que você estiver aberto com a nossa empresa.  Spectra não está com problemas no sistema de emissão de notas fiscais, tampouco de geração de boletos bancários (os boletos são gerados no próprio banco).
    4. Comunique ao seu departamento de TI para precauções e questione se há necessidade de formatar o seu computar e aumentar a segurança, pois seu computador pode ter sido infectado.

 

ATENÇÃO: TODOS OS E-MAILS  PERTENCENTES À NOSSA EMPRESA POSSUEM O DOMÍNIO “@SPECTRASYSTEMS.COM.BR”.

 

Como evitar problemas como este?

Visando evitar problemas como este, recomendamos a todos a habilitação do sistema de recebimento e cobrança bancária por DDA (Débito Direto Autorizado) junto ao seu banco, pois nossos títulos sempre estão na cobrança via DDA, desde que o cliente tenha habilitado este serviço junto ao seu banco.

 

Como funciona o DDA?

O DDA é um sistema que permite que todos os compromissos de pagamentos emitidos por meio de boletos de cobrança para os clientes, pessoas físicas e jurídicas, sejam recebidos eletronicamente por intermédio do banco.

Portanto, o sistema DDA passa a ser mais seguro para evitar boletos fraudulentos, por se tratar de uma cobrança registrada, vinculada ao CNPJ e ao CPF cadastrado no banco. Ele está disponível para todos os bancos via internet banking, caixa eletrônico e também na “boca do caixa”, pois esse sistema permite o recebimento, em meio eletrônico, de boletos de cobrança hospedados diretamente no sistema bancário, com conferência em tempo real.

Caso possua dúvidas, entre em contato com o gerente do seu banco para saber mais.

Na prática, o que muda com o sistema DDA é o seguinte: não é mais necessário o boleto em papel ou o código de barras para realizar o pagamento; você passa a ter mais mobilidade, pois você paga de onde estiver, acessando sua conta pela internet; oferece mais segurança, ao dispensar o trabalho operacional e evita possíveis erros na digitação e o tempo gasto na captura dos boletos; possui mais facilidade no controle e gestão dos pagamentos, concentrando os boletos em um único lugar, além de aumentar a segurança, ao evitar que o boleto circule nas mãos erradas.

Quaisquer dúvidas ou esclarecimentos, entre em contato com nosso departamento financeiro por e-mail oficial da nossa empresa e através do telefone (81) 2128-9595.

Por fim, comunicamos a todos que a Spectra segue todos os critérios de segurança, inclusive de segurança de dados e está adequada à LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei nº 13.853).