IoT – A internet das coisas

Internet Of Things, que traduzindo para o português quer dizer Internet das coisas. Um conceito que vem sendo cada vez mais falado e que promete gerar bastante impacto na vida das pessoas de diferentes formas. A internet das coisas nada mais é do que uma revolução tecnológica a fim de conectar dispositivos eletrônicos utilizados no dia a dia (como aparelhos eletrodomésticos, eletroportáteis, máquinas industriais, meios de transporte etc.) à Internet, cujo desenvolvimento depende da inovação técnica dinâmica em campos tão importantes como os sensores wireless, a inteligência artificial e a nanotecnologia.

O conceito é tão promissor que o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) dobrou o orçamento de chamada pública para 15 projetos-piloto de Internet das Coisas. Para entender melhor e se ter uma ideia do quanto esse avanço é significativo o site Olhar Digital, mostrou um exemplo bem prático: uma geladeira conectada pode avisar quando está faltando algum alimento. Uma caixa de som com Wi-Fi equipada com um assistente digital pode ouvir e responder às suas perguntas. Ou então uma cafeteira programada pelo celular que proporciona ter café quentinho e pronto assim que chegar em casa. Incrível, não é? Um exemplo de aparelho do nosso dia a dia e que já faz uso da internet das coisas são as Smart Tvs. Mas além de poder ser aplicada no ambiente doméstico, a internet das coisas é um super avanço para a gestão de cidades, empresas e grandes indústrias.

Um dos segmentos que mais pode ganhar quando se fala nesse assunto, com certeza é o de segurança eletrônica. Aos poucos a Internet das Coisas vem sendo aplicada de acordo com as tecnologias e tornando esse conceito não mais uma prospecção para o futuro, mas sim uma realidade. Basta pensar nas fechaduras conectadas e sistemas de controle de acesso com Wi-Fi que garantem a comunicação dos aparelhos entre si proporcionando assim, mais segurança e comodidade. As câmeras IP são o melhor exemplo. Com elas é possível gravar e enviar em tempo real as imagens para um celular ou tablet, ou até para uma central de monitoramento remota, por exemplo. Também é possível, alcançar uma alta velocidade de transmissão de dados, sendo possível integrar diversas câmeras IP simultaneamente.

Um dos maiores desafios para a internet das coisas é manter esses objetos seguros. Por isso, o ideal é contar com um produto de alta qualidade e com um projeto bem amarrado feito por quem tem comprometimento com a sua segurança e com a segurança dos seus dados. Aqui na Spectra nós trabalhamos com câmeras IP de tecnologia de ponta graças a parcerias com grandes nomes do segmento como a Dahua, por exemplo.

Ficou interessado? Entre em contato conosco, traga seu projeto!